Shawn Mendes In Wonder |
Por: Tati Teixeira
Acabamos de assistir In Wonder, documentário do cantor Shawn Mendes na Netflix, sem dúvida ele acaba de lançar um dos documentários mais honestos e transparentes de todos os tempos, um presente para os fãs que são a base de tudo para ele.
A cena inicial já entrega que há muita emoção dentro da uma hora e meia de documentário que o espectador verá, Shawn diz: " Não é sobre ego, é sobre paixão a música " e assim logo no primeiro minuto sabemos que esse projeto foi feito com muito amor, sinceridade e carinho, para mostrar não só a vida dele em turnê, mas também o lado pessoal de estar no meio desse turbilhão de acontecimentos.
Falando um pouco sobre o documentário, logo no inicio podemos ver que Shawn sempre foi decidido, ele queria ser cantor e desde pequeno colocou isso como um plano, é muito legal poder se familiarizar com a infância do cantor nos minutos iniciais do longa. É muito bonito também ver que apesar de muitos zombarem do seu sonho, sua família sempre o apoio e fez toda a diferença para ele ter essa crença no seu talento.
Shawn Mendes na adolescência |
Jovem sempre muito focado, Mendes passava horas aprimorando sua potência vocal e conhecimento em seus instrumentos mais tocados como piano e violão, foram anos de dedicação e sonhos, quando o cantor passou a se sentir pronto ele começou a fazer covers que logo obtiveram muitos acessos e despertaram o interesse de grandes empresários. Shawn sempre foi bom com composições, então foi fácil para de maneira rápida, conseguir lançar suas músicas autorais.
Shawn Mendes em seu quarto gravando cover |
Em poucos anos, Shawn foi de dentro do seu quarto para palcos enormes e shows lotados, ainda conhecendo sobre sobre si mesmo e sobre sua carreira e ainda sendo um cantor muito dedicado a entregar o melhor dele mesmo em cada performance e suas composições. Lutando contra sua ansiedade, que é mostrada de forma sutil no documentário, Mendes mostra de forma genuína que não é fácil se manter onde já chegou, que as vezes é mais difícil continuar sendo ótimo em tudo que faz do que a alcançar seus sonhos. Sem camuflar a sua fragilidade e fazer tudo parecer lindo e fácil, mostrando toda sua vulnerabilidade ele coloca no filme toda a pressão que é ser bem sucedido, mas também deixa evidente que sua paixão pelo que faz da forças para sempre continuar, sem nunca desistir. A ansiedade é uma das lutas que o cantor enfrenta e vem vencendo com base no seu amor aos seus fãs e a música. In My blood conta um pouco sobre isso.
Shawn Mendes em show |
Mostrando ainda como é ser um cantor que no meio de 105 shows é um humano cheio de sentimentos, é explorado no filme a relação do cantor com a também cantora Camila Cabello, uma linda história de amor, que começou há 5 anos atrás e exigiu muita paciência do dois para que finalmente pudessem ficar juntos, um ponto alto do longa que mostra o quanto um ansiava pelo outro e o como sempre puderam se apoiar, antes como amigos e agora como namorados. É lindo ver a cena de Camila acalmando a ansiedade de Shawn antes da apresentação no MTV Awards, quando performaram juntos o hit Senhorita e também é muito legal ver a parceria dos dois quando Shawn aparece, por vários dias, usando um moletom que promove o single de Camila Cabello. Não foi fácil para eles, mas no fim o amor venceu e rendeu muitas músicas para o jovem que confessa ter escrito todas as canções para sua amada.
Algo que fica evidente no longa, é que apesar de Shawn pertencer a uma indústria de música pop, ele é preocupado em cuidar e organizar cada detalhe de suas músicas, desde a composição até sua montagem final, o disco In Wonder tem cada pedacinho do cantor nele, tudo feito minuciosamente por Mendes junto aos seus produtores, ele está sempre de olho em tudo e não deixa suas músicas terem outra identidade que não a dele. As músicas do cantor atingem um público muito grande e conseguem conectar várias pessoas, pois cada detalhe projetado por ele é repleto de amor e sentimento, no documentário é possível ver toda a verdade que suas músicas transmitem.
Não só nas letras, mas também em suas performances, a multidão que segue Mendes está ali, pois se identifica com o cantor, eles sentem o mesmo e através da música é possível encontrar um ser humano que se assemelha a tantos outros que sofrem de ansiedade, de amor, que amam viver seus sonhos e que são apenas pessoas lutando entre acertos e erros. Durante suas performances é o momento em que todas essas emoções semelhantes, todas essas pessoas são conectadas e isso toca não só os fãs, mas também Mendes de uma forma tão profunda que cada show é uma experiência pessoal, autêntica e profunda para todos que ali estão, é o momento de enfim, celebrar e deixar explodir todas as emoções. Como ele mesmo diz no palco ele é só um cara que ama música.
Shawn Mendes em performance lotada |
No documentário também é abordado um dos pontos mais notáveis da carreira de Shawn, a sua conexão com seus fãs. Não é segredo para ninguém que o fandom de Shawn Mendes é um dos mais fiéis, notáveis e dedicados de todos os tempos, e o melhor isso é recíproco, o cantor também é muito dedicado aos seus fãs, é bonito de ver toda a simpatia do cantor em atender fã por fã, conversar, tirar foto, sem nenhuma pretensão, nós brasileiros nunca vamos esquecer ele atendendo uma fila enorme no hotel, ou sendo expulso do aeroporto, pois causou desordem pública por atender todos os fãs e gera tumulto, ou quando ele humildemente assistiu a copa com brasileiros em um bar,e também quando foi a praia e encontrou muitos fãs,o filme mostra um pouco dessa relação e é emocionante ver como Shawn sustenta sua base e como sua base sustenta ele, é uma relação de carinho e amor verdadeiro, e isso é mais um pouco sobre o como a música conecta as pessoas de forma sincera e cheia de carinho.
Shawn tem uma família que da suporte absoluto para ele, o filme da a oportunidade para que os fãs conheçam mais estrutura familar do cantor, uma irmã que sempre acompanha ele e vice-versa, uma mãe que é o porto seguro de Mendes e que sempre está ali para cuidar e dar apoio, um pai que é presente, engraçado e se orgulha do filho, é genial poder ver essa parte da humanidade do cantor, é intimista e revelador, é lindo.
E a parte, talvez, mais emocionante para os brasileiros,o dia em que ele foi impedido de se apresentar em São Paulo. É comovente, verdadeiro, humano e triste ver como o cantor acabou perdendo a voz antes da apresentação para 50 mil fãs brasileiros, lembramos desse capítulo da história de Shawn, foi frustrante para o público do cantor e doloroso demais para ele ser vencido pelo problema nas cordas vocais, no documentário é possível ver todo o desespero do cantor agonia e a tristeza quando ele percebe que frustrou as pessoas que ele mais queria agradar. A fraqueza fica exposta e a conversa mostrada com sua mãe no telefone é de arrancar lágrimas. Então, Mendes foi vencido e estava tendo um dos piores dias de sua vida quando, 2 mil fãs brasileiros foram em frente ao seu hotel, fazer o que infelizmente ele não pode fazer por eles, cantar. O cantor conta no documentário que aquela ação faz ele acreditar na bondade do ser humano, que momento histórico, lindo, empático e solidário pudemos vivenciar nesse dia, graças ao amor a música que conecta de forma pura e legitima Mendes e seus fãs.
Shawn Mendes chora ao saber que não poerá se apresentar em São Paulo |
Além desse momento, podemos ver a superação de Shawn como show no Rio de Janeiro dias após o drama em São Paulo, o cantor passou por momentos difíceis, mas sobreviveu e se superou entregando tudo de si para os fãs cariocas. O filme mostra bastante sobre o quanto ele ama o Brasil.
De forma humana e verdadeira a carreira e a personalidade de Shawn é exposta em In Wonder trazendo ao espectador uma experiência submersiva e única no mundo da música, dando motivação e inspiração a todos os sonhadores a lutarem e persistirem pelos seus sonhos até nos momentos de dúvida, nos mais difíceis e nos que parece que perdemos totalmente o controle da situação, mostrando que ter pessoas por perto faz toda a diferença e que temos capacidade de dar e receber amor se tivermos paixão e empatia pelo próximo. Em uma viagem totalmente experimental esse documentário permite conhecimento e reflexão, ao ver as letras finais dos créditos com a nova canção de Mendes no fundo é possível sentir transbordar o amor que não só ele tem pela música, mas também nós. Gostamos muito e super indicamos para todos os nossos leitores.
0 Comentários