Por: Tatiane Teixeira
A palavra Indie é o diminutivo para a palavra inglesa independent, a intensão é usar essa palavra para designar algo que está fora da indústria cultural. Na música se encaixa nessa categoria as bandas que não ficam a depender de produtoras ou grandes empresários para gravar álbuns ou fazer shows.
O Indie explodiu com a chegada da Internet, porque afinal o meio virtual é o único que não possuí um dono e todos são produtores e não apenas espectadores, dessa forma o independente ganhou visibilidade e passou a ser aclamado por aqueles que estavam de cansados do que era oferecido pela mídia convencional. O Youtube, por exemplo, revelou diferentes cantores e bandas sem a presença de uma gravadora ou empresário.
Porém, viver somente da internet não é suficiente, e a verdade é que em um momento em que tudo é produto e os custos são elevados seria muito difícil fazer tudo "sozinho", e é por isso que quando a banda consegue obter um pouco de prestígio as produtoras já se interessam e os grupos acabam aceitando as propostas.
Dessa forma, a palavra indie hoje caminha mais para o sentido de algo alternativo, ou seja, pode não ser de fato independente, mas é uma opção para quem não curte os sons que estão no mercado.
0 Comentários